sábado, 9 de setembro de 2023

Situação global do local de trabalho


 

Situação global do local de trabalho: 

Relatório de 2023 -

Pesquisa Gallup

Este relatório anual representa a voz coletiva do funcionário global. No relatório deste ano, examinamos o aumento global de colaboradores que prosperam no trabalho, mesmo quando o stress dos trabalhadores permanece num nível recorde.

 "O que os líderes podem fazer hoje para potencialmente salvar o mundo? A Gallup encontrou uma resposta clara: mudar a forma como o seu pessoal é gerido."

Jon Clifton | CEO, Gallup

 

O envolvimento dos funcionários atingiu um nível recorde em 2022.

Depois de cair em 2020 durante a pandemia, o envolvimento dos funcionários está novamente a aumentar, atingindo um recorde de 23%. Isto significa que mais trabalhadores consideraram o seu trabalho significativo e se sentiram ligados à sua equipa, gestor e empregador. São boas notícias para a produtividade global e para o crescimento do PIB.

 A maioria dos funcionários do mundo está pedindo demissão silenciosamente.

“Simplesmente não sinto que haja muito espaço para crescer internamente.”

- Michelle, 27, colaboradora individual, Estados Unidos

 A demissão silenciosa é o que acontece quando alguém se desliga psicologicamente do trabalho. Eles podem estar fisicamente presentes ou conectados ao computador, mas não sabem o que fazer ou por que isso é importante. Eles também não têm nenhum vínculo de apoio com seus colegas de trabalho, chefe ou organização.

Quase seis em cada 10 funcionários se enquadram nesta categoria.

Quando combinado com colaboradores ativamente descomprometidos, o baixo envolvimento custa à economia global 8,8 biliões de dólares, ou 9% do PIB global.

O estresse dos funcionários permaneceu em nível recorde.

 “Quando termino o trabalho, fico tão exausto que alguns dias não tenho energia para manter uma conversa. Então, com o tempo, familiares [e] amigos me acusaram de não ser socialmente receptivos quando tentam estender a mão."

- Iregume, 27, Consultor, Nigéria

Em todo o mundo, 44% dos funcionários disseram ter passado por muito estresse no dia anterior. Este é o segundo ano consecutivo que o estresse dos trabalhadores atinge níveis recordes.

O estresse dos funcionários aumentou em 2020, provavelmente devido à pandemia. Mas o estresse dos funcionários vem aumentando há mais de uma década. Muitos fatores influenciam o stress, mas a Gallup conclui que os gestores desempenham um papel descomunal no stress que os trabalhadores sentem no trabalho, o que influencia o seu stress diário em geral.

Em 2022, o mundo experimentou um aumento nas oportunidades de emprego.

Todas as regiões do mundo, exceto uma, registraram um aumento no número de trabalhadores que afirmaram que agora é um bom momento para encontrar um emprego no local onde vivem. A exceção foi a região dos Estados Unidos e do Canadá, que registrou o seu próprio aumento nas oportunidades de emprego no ano anterior.

O aumento dos empregos disponíveis sinaliza que a economia mundial está aberta aos negócios. Mas, como resultado, os empregadores terão de prestar mais atenção à retenção dos seus trabalhadores mais talentosos.

Mais da metade dos funcionários procuram emprego ativa ou passivamente.

 "Eu chegava em casa pensando só no trabalho. Descarregava tudo no meu marido. Totalmente insatisfeita. Aí, quando mudei de papel, melhorou um pouco, mas continuei insatisfeita."

- Raquel, Analista de Transportes, Brasil

Nos países e áreas pesquisados, 51% dos trabalhadores atualmente empregados afirmaram que estão à procura ou procuram ativamente um novo emprego.

O aumento salarial é um fator importante no que as pessoas desejam em seu próximo emprego. Mas a melhoria do bem-estar e as oportunidades de crescimento e desenvolvimento também são altamente valorizadas pelos que procuram emprego.

O envolvimento é mais importante do que o local onde os trabalhadores trabalham.

"Gostaria que meu empregador estivesse mais presente."

- Frank, Técnico em Mecânica e Química, Brasil

Para organizações com funcionários remotos, tem havido um debate contínuo. O que é melhor: trabalhar remotamente, híbrido ou totalmente no local? O trabalho remoto pode proporcionar maior flexibilidade e eliminar o estresse do deslocamento. Por outro lado, estar no local oferece oportunidades de criar vínculos, colaborar e orientar.

A análise da Gallup conclui que o envolvimento tem 3,8 vezes mais influência no estresse dos funcionários do que o local de trabalho. A forma como as pessoas se sentem em relação ao seu trabalho tem muito mais a ver com o relacionamento com a equipe e o gerente do que com o fato de estarem remotos ou no local.

Os “desistentes silenciosos” sabem o que mudariam no trabalho.

“Meu trabalho não me dá a oportunidade de ir à igreja, visitar familiares ou viajar por um tempo.”

 - Bolaji, 39, Caixa, Nigéria

Como parte da nossa pesquisa, perguntamos aos entrevistados: “Se você pudesse fazer uma mudança no seu atual empregador para torná-lo um ótimo lugar para trabalhar, qual seria?” No geral, 85% das respostas relacionaram-se com três categorias: envolvimento ou cultura, remuneração e bem-estar.

41% Engajamento ou cultura

28% Salário e benefícios

16% Bem-estar

Muitos entrevistados disseram que gostariam de mais reconhecimento,

oportunidades de aprender, tratamento justo, objetivos mais claros e melhores gestores.

 

 

Fonte: https://www.gallup.com/workplace/349484/state-of-the-global-workplace.aspx

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário